.'.À GLÓRIA DO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.'.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Angelo Soliman - O Maçom Negro



Os maçons do século XVIII orgulhavam-se de seu igualitarismo, e demonstravam-no às vezes iniciando pessoas cuja companhia, em outras circunstâncias, teriam evitado.

Um célebre exemplo do espírito aberto dos maçons envolveu um ex-escravo, Angelo Soliman. Nascido na África do Norte no início do século XVIII (1721), Soliman foi vendido como escravo quando criança. Educado na Europa por uma série de donos abastados, acabou tutor em uma casa aristocrata de Viena e tornou-se uma figura popular na corte. Foi alforriado e casou com uma baronesa viúva (06/02/1768 Magdalena). Em 1781, foi iniciado na Loja Maçônica Harmonia Verdadeira, que abrigava vários membros da elite social vienense.

Soliman tornou-se Venerável de sua Loja e ajudou a mudar seu ritual para incluir a leitura de textos acadêmicos e científicos sérios – prática depois adotada por lojas de toda a Europa, reforçando a fama de rigor intelectual da maçonaria. Ao mesmo tempo, a afiliação de Soliman à ordem tornou-se um exemplo do pensamento progressista dos maçons.

Mas finalmente o ex-escravo teve uma sina peculiar. Ao morrer, em 1796, teve seu corpo requisitado pelo Sacro Imperador Romano, Francisco II (Franz), que mandou empalha-lo. (O imperador tinha o hábito bizarro de colecionar corpos humanos empalhados.) O soberano exibiu a pavorosa peça de taxidermia em seu museu particular, apesar dos apelos da filha de Soliman (Josephine) e dos protestos indignados de seus irmãos maçons. A relíquia macabra ficou na coleção imperial até que, durante a revolução de 1848, uma bomba jogada na biblioteca do palácio destruiu os restos de Angelo Soliman com uma explosão de chamas misericordiosas.

Fonte: http://www.gleb.org.br/noticias/c/138-angelo-soliman-o-macom-negro

sábado, 17 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal

VOCÊ PRETENDE IR A LOJA HOJE?

1º - Sua participação será sempre mais positiva quando seus pensamentos forem mais altruísticos.
2º - Participação positiva será daquele que com poucas palavras consegue contribuir muito para as grandes realizações.
3º - Ao falar passe pelo crivo das "peneiras", seja sempre objetivo e verdadeiro o seu propósito. Peneira: 1ª - Verdade; 2ª - Bondade; 3ª - A Altruística
4º - As vezes um irmão precisa ser escutado, dê oportunidade a ele para manifestar-se.
5º - Falar muito, quase sempre cansa aos ouvintes, e pouco se aproveita. Fale pouco para que todos possam absorver algo de importante e útil que tenhas a proferir.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Hino Maçonico Executado pela Brigada Militar no Ato em Homenagem ao dia ...

Se eu pudesse viver novamente

Se eu pudesse viver novamente a minha vida;
na próxima, não temeria cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Seria mais tonto do que fui, e de pronto
tomaria muito poucas coisas com seriedade.
Seria até menos higiênico,
correria mais riscos, viajaria mais,
contemplaria mais entardeceres,
subiria mais montanhas, nadaria mais rios,
iria a mais lugares onde nunca fui,
comeria mais sorvetes e menos coisas amargas,
teria mais problemas reais, e menos imaginários.
Eu fui dessas pessoas que vivi
sensata e prolificamente cada minuto e sua vida,
claro que tive momentos de alegria.

Porém, se pudesse voltar atrás,
trataria de ter somente bons momentos.

Se vocês não sabem, é disso que é feita a vida,
somente de momentos, não percamos tempo.

Eu era desses que não iam a nenhuma parte,
sem um termômetro, uma bolsa de água quente,
um guarda-chuva e uma bengala,
se eu pudesse voltar a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar
descalço no início da primavera e seguiria
assim até o final do outono.

Andaria mais pelas ruazinhas,
contemplaria mais amanheceres
e brincaria mais com as crianças,
se eu tivesse outra vida pela frente.
Porém vejam, tenho oitenta e cinco
e sei que estou morrendo.

Ir∴ João Carvalho
Aug∴ Resp∴ Loja Simb∴ Vale do Hermon n° 372

Extraído do Site: http://www.revistauniversomaconico.com.br/poesia/se-eu-pudesse-viver-novamente/

Humor Maçônico

“A MORTE DO VENERÁVEL”

- Já passava das duas horas da madrugada quando o 1º Vigilante de uma pequena Loja Maçônica ligou para a residência do Grão-Mestre, insistindo em falar com ele em uma urgência nunca antes vista.

Demorou um pouco até que a cunhada fosse acordar o Grão-Mestre.

- “Que é que há de tão urgente, meu irmão?”, falou o Grão-Mestre.

- “Sereníssimo, o Venerável Mestre de minha Loja acabou de falecer”, disse o 1º Vigilante ofegante – “Posso ficar no lugar dele?”

- “Bem” – disse o Grão-Mestre – “Se o caixão for do seu tamanho, por mim está ótimo”.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mudança Grau e Reunião Administrativa

O Venerável Mestre, Helvécio Clemente Barboza, comunica que a reunião do dia 17 de Novembro/2011 será no grau de Aprendiz; Comunica ainda que quarta-feira dia 16 de Novembro apartir das 19h00min haverá reunião administrativa para tratar da reformulação do requisitos para concorrer a Comenda José Fausto Guimarães, nas dependências da ARLS.'. Cavalheiros Spartanos Nº 085. Esperamos o comparecimento de todos os IIr.'. do quadro.

Fraternalmente,

Cícero Gerciano Andrade de Sousa - Secretário

domingo, 6 de novembro de 2011

Mais um Padre da Igreja Católica Iniciado na Maçonaria

Ceará - Um Padre da Igreja Católica ingressou na Ordem Secreta Maçonica
A Ordem Maçônica Milenar, durante sua longa história teve sempre como grande rival a Igreja Católica Apostólica Romana. Por ser uma associação secreta e fugir do controle de todos; os católicos, nunca aceitaram e por não ter conhecimento das ações e de sua filosofia espalharam os mais absurdos boatos sobre a maçonaria. Quando um religioso resolvia ingressar na ordem secreta, logo era visitado por religiosos fazendo de tudo, com o objetivo de desestimular o profano a ingressar na maçonaria.
Hoje mesmo vivendo na era da tecnologia, do progresso, etc... a falta de conhecimento de muitos, ainda faz pensar, que a MAÇONARIA tem práticas absurdas.
O recado direto da maçonaria da região norte, do estado do Ceará, faz cair por terra, toda rejeição no meio católico.
Ingressou na Ordem Maçônica, na Loja Humberto Taumaturgo Dias Nº 37, do Oriente de Reriutaba, o padre CÍCERO GOMES DE SOUZA. O novo irmão iniciou no dia 09 de setembro de 2011 em Reriutaba.
O padre ou irmão Gomes teve uma passagem de seis meses em Ipu, sendo auxiliar do Mons. Moraes em 2007, na paróquia de São Sebastião. Ordenado na Espanha em 2010, atualmente, o Padre Gomes mora em Reriutaba.
Afirma que ingressou na Ordem maçônica, depois de várias consultas da filosofia maçônica e que tem observado em Reriutaba, que todo maçom tem um comportamento diferenciado. "É um homem de paz, compreensivo e de muito amor" disse o padre sobre os irmãos.
O padre irmão esteve na cidade de Ipu fazendo uma visita aos irmãos da Loja Vigário Bartolomeu Fagundes Nº 35, Oriente de Ipu, na última terça-feira dia 25.10.2011. Na oportunidade foi recepcionado pelas luzes da loja.
Se algum religioso tem dúvidas da ordem maçônica, pergunte ao Padre maçom "Gomes".
Fonte: Rádio Regional de Ipu
http://www.netcina.com.br/2011/10/ceara-um-padre-da-igreja-catolica.html